
Uma nova estratégia de comunicação digital criada por aliados de Luiz Inácio Lula da Silva passou a organizar apoiadores em uma espécie de rede de mobilização online chamada “Porta-Voz do Lula”.
A ideia é incentivar a atuação coordenada nas redes sociais por meio de tarefas diárias, mas integrantes do próprio campo governista avaliam que os resultados têm ficado aquém do esperado, conforme reportagem da Jovem Pan.
O funcionamento da iniciativa se baseia no encaminhamento de simpatizantes para grupos de WhatsApp, onde eles recebem orientações frequentes de engajamento — chamadas internamente de “missões”. As atividades incluem desde o compartilhamento de conteúdos até a reprodução de áudios de autoridades ligadas ao governo e parlamentares aliados.
Em algumas das ações identificadas, participantes foram orientados a divulgar o jingle “Lula Joga pelo Brasil”, com instruções para curtir o vídeo, comentar e compartilhá-lo nos stories do Instagram.
Em outra ocasião, durante um dia de partida da seleção brasileira, circulou entre os grupos uma imagem do petista vestindo a camisa da CBF, apelidada de “Lula da Sorte”, acompanhada da recomendação para encaminhamento a pelo menos cinco contatos.
Nesta terça-feira (23), a mobilização foi direcionada a uma pauta legislativa específica: a PEC que propõe o fim da escala 6×1.
A mensagem enviada aos participantes dizia: “Porta-voz, se você assim como o presidente Lula também acredita que o fim da escala 6×1 é urgente, participe dessa grande mobilização.”
O conteúdo vinha acompanhado de áudios da deputada federal Erika Hilton e de outros parlamentares, explicando como os apoiadores deveriam se posicionar nas plataformas digitais.
Apesar do esforço organizado, a reportagem diz que militantes relatam que o nível de participação tem sido menor do que o esperado e apontam que o formato das mensagens soa pouco espontâneo. E mais: Heineken tem novo CEO e ele é brasileiro. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Jovem Pan)
