Uma empresa criada no interior de Santa Catarina conseguiu ocupar espaço em um mercado tradicionalmente dominado por multinacionais e se consolidou entre as líderes do setor de bebidas energéticas no país.

Fundada em Tubarão, a Baly afirma ter alcançado a posição de segunda marca de energéticos mais consumida do Brasil, ficando atrás apenas da Monster, distribuída no país pelo sistema Coca-Cola.

Segundo números divulgados pela própria companhia, a produção anual já alcança 205 milhões de litros. Dados encomendados pela empresa à NielsenIQ apontam participação de aproximadamente 25% do volume comercializado no mercado brasileiro.

Ainda de acordo com o levantamento citado pela marca, houve crescimento de 27% na participação entre o quarto trimestre de 2024 e os três primeiros meses de 2025.

Com isso, a empresa catarinense afirma ter ultrapassado concorrentes internacionais, entre eles a Red Bull. A NielsenIQ informou que não divulga publicamente dados de participação de mercado por questões contratuais.

A trajetória da empresa começou de forma diferente do modelo atual. Quando foi fundada por Mário Cardoso e um sobrinho, em 1997, o negócio era voltado para a comercialização de vinhos e cachaças. A mudança de direção ocorreu mais de uma década depois, quando a empresa decidiu entrar no mercado de energéticos.

A virada aconteceu em 2009, durante o período de Carnaval, com a aposta em embalagens PET para energéticos — formato pouco explorado em um segmento dominado por latas tradicionais.

Com a expansão do segmento, a marca passou a concentrar seus investimentos em energéticos, deixando bebidas alcoólicas em segundo plano. Atualmente, a companhia mantém duas fábricas em Santa Catarina, localizadas em Tubarão e Treze de Maio, e emprega cerca de mil funcionários.

Parte da estratégia de crescimento foi a aposta em produtos saborizados, uma área ainda pouco explorada pelas grandes marcas do setor. Hoje, o catálogo reúne 28 sabores diferentes, incluindo combinações como Coco com Açaí e Abacaxi com Hortelã.

A empresa afirma ainda que o contato direto com varejistas e consumidores ajudou a identificar oportunidades específicas de mercado. Um exemplo citado foi o lançamento do sabor Maçã Verde, muito utilizado em drinques e que acabou se tornando um dos produtos mais vendidos da linha.

Além dos energéticos tradicionais, a marca ampliou seu portfólio para outras categorias, incluindo isotônicos e produtos voltados ao público infantil. Entre as iniciativas está o Baly Kids, suplemento vitamínico gaseificado para crianças, que, segundo a empresa, já ultrapassou a marca de seis milhões de unidades vendidas.

Em 2024, a companhia registrou seu maior volume de produção desde a fundação e segue apostando em novas linhas para ampliar presença em diferentes segmentos do mercado de bebidas. E mais: Agora: Conar emite ordem à CazéTV. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *