O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou nesta segunda-feira (12/5) que manteve diálogo com o papa Leão XIV, a quem agradeceu pela constante manifestação de apoio à causa ucraniana. Durante o encontro, segundo Zelensky, foram tratadas questões humanitárias e o empenho por uma resolução pacífica do conflito com a Rússia.
“Também discutimos as milhares de crianças ucranianas deportadas pela Rússia. A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-las de volta às suas famílias. Informei o Papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve ser iniciado. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente. A Ucrânia quer pôr fim a esta guerra e está fazendo tudo para isso. Agora, aguardamos medidas semelhantes da Rússia”, disse Zelensky.
O líder ucraniano ainda relatou ter convidado o pontífice a visitar o país em meio à guerra. “Tal visita traria esperança real a todos os fiéis e a todo o nosso povo. Concordamos em manter contato e planejar uma reunião presencial em um futuro próximo”, declarou o presidente.
No dia anterior, domingo (11/5), durante sua primeira bênção dominical na Praça de São Pedro, Leão XIV clamou pela pacificação não apenas na Ucrânia, mas também no Oriente Médio, especificamente na Faixa de Gaza.
“No atual cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como o papa Francisco afirmou várias vezes, dirijo-me também aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre presente: Guerra nunca mais!”, ressaltou o pontífice.
Com tom emocionado, Leão XIV completou: “Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça todo o possível para se alcançar, o quanto antes, uma paz autêntica, justa e duradoura. Que todos os prisioneiros sejam libertos e que as crianças possam retornar às suas famílias”. E mais: Brasil supera Belarus e conquista o sétimo título mundial de beach soccer. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais)
I spoke with Pope Leo XIV. It was our first conversation, but already a very warm and truly substantive one.
I thanked His Holiness for his support of Ukraine and all our people. We deeply value his words about the need to achieve a just and lasting peace for our country and the… pic.twitter.com/4ocbA7jnMK
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 12, 2025