Na celebração de sua primeira missa como líder da Igreja Católica, neste domingo (18), o Papa Leão XIV fez um apelo por fidelidade às raízes da instituição, ao mesmo tempo em que encorajou os fiéis a enfrentarem os dilemas do mundo contemporâneo com coragem.
Diante de uma multidão reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano, o novo pontífice reforçou a importância de manter a tradição católica viva, mas alertou contra o isolamento institucional. Em seu discurso, foi enfático ao declarar que “não há espaço para propaganda religiosa ou jogos de poder no futuro da instituição”.
A homilia inaugural também trouxe críticas à economia global, retomando preocupações já expressas por seu antecessor, o papa Francisco. Leão XIV denunciou um sistema que, segundo ele, “explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”.
Em um sinal de abertura e descentralização, o pontífice também se comprometeu a exercer sua liderança com equilíbrio e escuta, afirmando que pretende conduzir a Igreja “sem nunca ceder à tentação de ser um autocrata”.
Ao assumir oficialmente o posto de 267º papa da Igreja Católica, Leão XIV demonstra disposição para unir fidelidade à doutrina com um olhar atento às transformações e desigualdades do século XXI. E mais: Hugo Calderano estreia com vitória sólida no Mundial de Tênis de Mesa em Doha. Clique AQUI para ver. (Foto: Vaticano)