A Congregação das Irmãs Teresianas do Brasil anunciou nesta quarta-feira (30/4) o falecimento de Inah Canabarro Lucas, religiosa gaúcha reconhecida como a mulher mais velha do planeta, aos 116 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

Irmã Inah recebeu o título de mulher mais longeva do mundo no início de 2024, após a morte da japonesa Tomiko Itooka, ocorrida em 29 de dezembro de 2023. A verificação da idade das pessoas mais velhas é feita pela instituição internacional LongeviQuest.

A freira vivia em Porto Alegre, na sede da congregação, onde passou os últimos anos de vida. Natural do município de São Francisco de Assis (RS), ela nasceu em 8 de junho de 1908, embora tenha afirmado durante a vida ter vindo ao mundo em 27 de maio daquele ano. De aparência frágil ao nascer, muitos acreditaram que não sobreviveria à infância.

Apaixonada por futebol, Inah era torcedora do Internacional e costumava afirmar que o esporte é para todos: “Seja rico ou pobre, não importa — é para o povo!”, dizia com entusiasmo.

Sobre sua impressionante longevidade, ela não tinha dúvidas ao apontar a fé como principal razão: “Deus. Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, afirmava sempre que questionada sobre o segredo para viver tanto. E mais: STF determina bloqueio de mais de 1.200 emendas da saúde por irregularidades em contas bancárias. Clique AQUI para ver. (Foto: LongeviQuest)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *