Horas antes da abertura oficial do conclave que apontará o 267º papa da Igreja Católica, o Vaticano divulgou nessa terça-feira (6) a agenda das votações e os horários previstos para o surgimento da simbólica fumaça — o sinal visual que indica o desfecho de cada rodada de votação.
A primeira liberação de fumaça deve ocorrer às 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (7), após a única votação programada para o primeiro dia. A expectativa é de que a fumaça seja preta, o que sinalizaria que nenhum dos 133 cardeais com direito a voto, reunidos na Capela Sistina, atingiu os dois terços necessários — ou seja, 89 votos — para ser escolhido como o novo papa. Na era contemporânea, nunca um pontífice foi eleito logo na primeira tentativa.
A partir de quinta-feira (8), o processo de votação se intensifica, com até quatro deliberações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. A cada etapa, uma nova fumaça poderá ser observada: branca, se houver consenso; preta, caso o impasse continue.
Confira a previsão das fumaças:
- Quarta-feira (7) – Abertura do conclave
14h: Fumaça ao final da única votação do dia – a cor preta é a mais esperada.
- Quinta-feira (8) – Segundo dia de votação
5h30: Primeira votação – fumaça branca, se houver papa eleito.
7h: Segunda votação – nova liberação de fumaça, provavelmente preta se não houver decisão.
12h30: Terceira votação do dia.
14h: Quarta e última votação do dia – fumaça branca ou preta, dependendo do resultado.
A condução do conclave ficará sob a responsabilidade do Cardeal Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano. O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais, não presidirá o encontro devido à sua idade avançada, de 91 anos.
Nessa terça-feira (6), os 252 cardeais da Igreja se reuniram pela última vez antes do início do processo eleitoral, marcado para as 11h30 (horário de Brasília) da quarta-feira. Entre eles, apenas 133 têm direito a voto e permanecerão reclusos na Capela Sistina até que o novo pontífice seja escolhido.
Nos dois últimos conclaves — realizados em 2005 e 2013 — o novo papa foi definido em dois dias. A média de duração das dez eleições papais mais recentes é de 3,2 dias, sendo que nenhum conclave moderno ultrapassou cinco dias de deliberação.
Entre os participantes, diversos cardeais são apontados como potenciais sucessores — nomes que já figuram há anos entre os favoritos ao papado. A fumaça branca, quando surgir, anunciará ao mundo o início de um novo pontificado. E mais: Exportações do Brasil somam US$ 20 bilhões com China e Rússia no 1º trimestre. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo Vatican News)