Cardeais do Brasil e de diversas partes do mundo já começaram a se instalar na Casa Santa Marta, no Vaticano, onde ficarão hospedados durante um dos momentos mais solenes da Igreja Católica: o conclave que elegerá o próximo Papa, líder espiritual de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do planeta.

A residência, localizada a pouco mais de um quilômetro da Capela Sistina, vai abrigar 133 cardeais, que serão isolados do mundo externo a partir do início oficial do conclave. Embora o desligamento de celulares esteja previsto apenas para amanhã, alguns religiosos relataram que essa medida pode ser antecipada para ainda hoje. Por isso, muitos estão aproveitando as últimas horas de contato para se comunicar com familiares e fiéis de suas dioceses. Os quartos destinados aos participantes foram sorteados entre os espaços disponíveis na Casa Santa Marta.

Os contatos com a imprensa já foram encerrados, e os cerca de 100 funcionários que atuarão nos bastidores do conclave também estão prontos. Todos fizeram um juramento de confidencialidade e estão autorizados a prestar serviço durante o período da votação.

Para se locomover entre a Casa Santa Marta e a Capela Sistina, os cardeais — chamados tradicionalmente de “príncipes da Igreja” — poderão utilizar veículos oficiais conduzidos por motoristas do Vaticano, também submetidos ao juramento de sigilo, ou seguir a pé por um trajeto reservado e protegido de qualquer tipo de interferência externa. E mais: Cristiano Ronaldo celebra convocação do filho para a seleção sub-15 de Portugal. Clique AQUI para ver. (Foto: Divulgação/Pontifício Colégio Pio Brasileiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *