O crédito consignado é uma forma de empréstimo destinada a aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, em que o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento. Com taxas de juros mais acessíveis, que podem chegar até 1,66% ao mês, essa opção oferece condições mais vantajosas em comparação a outros tipos de crédito. Porém, é fundamental que o interessado confira as taxas específicas de cada banco antes de fechar o contrato.

O INSS facilita essa pesquisa disponibilizando uma lista de bancos e suas respectivas taxas de juros no aplicativo ou site Meu INSS. A consulta é simples e não exige login ou senha. Além disso, é importante ficar atento ao limite máximo de comprometimento da renda com o consignado, que pode chegar a 45% do valor do benefício: 35% para empréstimos pessoais, 5% para cartão de crédito e outros 5% para cartão de benefício. Para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o limite é de 35%.

Para consultar as taxas de juros, siga o procedimento:
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
Selecione a opção “Taxas de Empréstimo Consignado”;
Veja a lista com as instituições e suas taxas;
Clique em “Ver mais” para acessar outras opções.
Mudanças a partir de 2025

As regras para o crédito consignado vão mudar em 2025. A partir de 1º de janeiro, os novos beneficiários poderão desbloquear o crédito consignado antes do prazo de 90 dias, desde que façam o pedido à instituição bancária responsável pelo pagamento do benefício. Essa nova regra, no entanto, não afetará os beneficiários que já recebem seus pagamentos.

Se você não tem intenção de contratar um empréstimo consignado, é possível bloquear essa opção diretamente no site ou aplicativo do INSS. Isso garante que ninguém, incluindo golpistas, consiga realizar o empréstimo. E se, em algum momento, houver necessidade de acessar esse crédito, o desbloqueio também pode ser feito online.

Como agir em caso de fraude
Caso o beneficiário identifique a contratação de um empréstimo não solicitado, ele deve registrar a reclamação no site https://www.consumidor.gov.br/, plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça.

A Senacon é responsável por cancelar empréstimos fraudulentos. Além disso, o INSS recomenda que, em situações de golpe, seja registrado um boletim de ocorrência na polícia. E mais: Marcio Garcia anuncia venda de sua mansão por R$ 250 milhões, a mais cara do Brasil. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *