
O presidente Joe Biden está programado para receber o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em uma visita de estado marcada para o dia 10 de abril, com o intuito de fortalecer uma aliança crucial, enquanto os Estados Unidos buscam conter a influência da China na região Indo-Pacífico.
John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, informou aos repórteres a bordo do Força Aérea Um que a visita incluirá um jantar formal de Estado.
Biden, como presidente, já visitou o Japão em duas ocasiões, sendo sua última ida à cidade de Hiroshima, em maio do ano passado, para a cúpula do Grupo dos 7 entre as principais nações industrializadas. A visita de Kishida ocorre em um momento em que o governo federal está revisando as implicações para a segurança nacional dos planos da empresa japonesa Nippon Steel de adquirir a empresa US Steel, sediada em Pittsburgh, por cerca de US$ 14,1 bilhões.
Kirby recusou-se a comentar se a revisão governamental sobre essa possível fusão seria um tópico da visita de estado. No entanto, afirmou que Biden e Kishida provavelmente discutirão uma variedade de questões na Ásia, incluindo maneiras de aprimorar a cooperação com a Coreia do Sul.
“Acredito que podemos esperar uma discussão robusta sobre como estamos fortalecendo nossa cooperação bilateral com o Japão, aprimorando nossas capacidades de aliança em todos os níveis”, afirmou Kirby. “Haverá muito a ser discutido.”