
As vendas dos supermercados registraram um crescimento de 3,09% em 2023 em comparação com o ano anterior, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado nesta quarta-feira (24). No mês de dezembro do ano passado, o setor teve um aumento de 10,73% em relação ao mesmo período de 2022.
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, destaca que o cenário econômico ao longo do ano favoreceu a expansão do consumo. “A menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio em comparação com o consumo fora do lar foi um fator essencial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano”, enfatiza. Entre outros fatores positivos, o executivo menciona a queda no desemprego e os programas sociais.
Para o ano de 2024, a projeção da Abras é um crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores, enquanto o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve impulsionar as compras nos próximos meses.
“O cenário macroeconômico sinaliza para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas e ondas de calor, e a demanda internacional de alimentos”, afirma o vice-presidente da associação.
Há também o efeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que, segundo a Abras, deve destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores.