
Nessa sexta-feira (19/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde Lula participava de agendas durante o dia. A visita do chanceler chinês é preparatória para a chegada do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, prevista para ocorrer próximo à reunião de líderes do G20, no Rio, em novembro.
Wang Yi trouxe os cumprimentos do presidente Xi Jinping, e a reunião refletiu o desejo mútuo de manter e desenvolver a sólida relação e amizade entre Brasil e China. Na ocasião, Lula reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de “uma só China”.
Durante o encontro, Lula e Wang Yi discutiram os investimentos no Brasil da BYD, que está estabelecendo uma fábrica de automóveis na Bahia.
O presidente brasileiro e o chanceler chinês abordaram a atual conjuntura internacional, destacaram a crescente parceria entre Brasil e China no setor de energias renováveis e exploraram projetos e ações conjuntas na África. Wang Yi sublinhou que o Brasil é uma prioridade na diplomacia chinesa.