Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) inicia as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Um total de 264.254 mil vagas serão oferecidas em 127 instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os interessados têm até as 23h59 do dia 25 de janeiro para realizar o cadastro, que é gratuito, clicando no link.
A edição do Sisu deste ano terá um processo seletivo diferente, permitindo a inscrição para os cursos no primeiro ou segundo semestre de 2024. Para concorrer a todas as vagas oferecidas no ano, os candidatos devem se inscrever durante um único período. O resultado da chamada única será divulgado em 30 de janeiro.
As inscrições podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo seletivo abrange todos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha da conta Gov.br.
Vagas
As informações detalhadas das vagas estão disponíveis na página do processo seletivo. Na plataforma, é possível verificar as disponibilidades por curso, turno, início das atividades letivas, instituição, local e modalidade de concorrência.
Classificação
A classificação dos candidatos será feita com base na média da nota do Enem. O sistema realiza a seleção dos estudantes até o limite da oferta de vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
A partir desta edição, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Dessa forma, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa Lei serão classificados conforme seu desempenho no Enem e seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da Lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023). O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
Todas as 127 instituições de ensino superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.