O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou neste sábado (17) que quase 1,5 milhão de beneficiários já solicitaram a devolução de valores descontados sem autorização em aposentadorias e pensões. Desde a última atualização, houve um crescimento expressivo: os pedidos de reembolso passaram de 1.345.817, na sexta-feira, para 1.467.933. Atenção: o INSS não cobra por consulta, antecipação de valores, etc. Procure sempre os canais oficiais do órgão.
Este é o quarto dia desde que o órgão passou a permitir a verificação e contestação dos abatimentos feitos por entidades associativas diretamente nos benefícios. No total, 41 organizações estão sendo questionadas. Apesar do alto número de consultas, apenas 27 mil beneficiários confirmaram que os descontos eram legítimos.
A plataforma de contestação foi aberta na quarta-feira (14), permitindo aos segurados reivindicar os valores por meio do aplicativo “Meu INSS” ou pela Central 135. O sistema, no entanto, apresentou falhas técnicas devido ao grande volume de acessos. Diante da situação, o presidente do instituto, Gilberto Waller, orientou os usuários: “tenham calma”.
Ao registrar a solicitação, o próprio sistema digital envia automaticamente à entidade responsável a notificação de que o desconto não foi reconhecido pelo aposentado ou pensionista.
As instituições notificadas terão 15 dias úteis para apresentar provas de que houve autorização por parte do beneficiário. Caso não consigam, terão mais 15 dias para fazer a devolução dos valores cobrados indevidamente.
Por razões de segurança, os reembolsos não serão depositados diretamente nas contas dos segurados, como forma de evitar exposição de dados bancários e reduzir o risco de novas fraudes.
Em vez disso, os valores retornarão aos cofres do INSS, que será o responsável por repassar o montante aos respectivos beneficiários. E mais: Gol capta US$ 1,9 bilhão e dá passo decisivo para sair da recuperação judicial nos EUA. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC)