A GAC Motors oficializou sua entrada no mercado brasileiro e já tem data para iniciar as operações: 23 de maio. Durante reunião realizada em Pequim com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o CEO da companhia chinesa, Feng Xingya, anunciou que serão aplicados cerca de US$ 1,3 bilhão — aproximadamente R$ 7,4 bilhões — na expansão da marca no país. A princípio, os veículos oferecidos nas 20 primeiras concessionárias virão de fora.

Também foi discutida a possibilidade de iniciar a montagem dos modelos em território nacional. A proposta envolve a planta da HPE Automotores em Catalão, no estado de Goiás. A expectativa é que a produção local possa ter início já em 2025. No entanto, isso não significa que a unidade esteja sendo negociada, já que hoje é dedicada à produção de veículos da Mitsubishi Motors.

Durante o mesmo evento, a GAC apresentou os primeiros modelos que farão parte da gama brasileira. A estreia contará com três automóveis 100% elétricos e um híbrido. Foram mostrados o Hyptec HT, o Aion V e o Emkoo — que será comercializado com o nome GS4 no Brasil. Também farão parte do portfólio nacional o Aion Y Plus e o Aion ES.

Após a divulgação da notícia, as empresas envolvidas divulgaram comunicados oficiais. No perfil da Diretoria de Relações Institucionais da GAC Brasil no Instagram, a empresa publicou: “A propósito de notícia veiculada pela imprensa brasileira nesta segunda-feira, 12 de maio, sobre a audiência de empresários chineses com o presidente da Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em Pequim, a Brasil esclarece: a montadora não está negociando a compra da planta da empresa HPE em Goiás, como aponta o noticiário”.

A HPE Automotores também se manifestou. A companhia informou que é frequentemente procurada para possíveis parcerias, mas reforçou que, até o momento, não há nenhuma tratativa concreta com a GAC. A fábrica de Catalão atualmente monta o SUV Eclipse Cross e a picape Triton.

Vale destacar que o grupo que representa as marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil já havia divulgado anteriormente um plano de investimento de R$ 4 bilhões na mesma unidade fabril, com metas até 2032. Os recursos serão destinados à nacionalização de tecnologias, aumento de capacidade produtiva e lançamento de novos modelos — entre os quais pode estar o utilitário esportivo Xforce, também conhecido como Outlander Sport.

Outra novidade anunciada pela montadora chinesa é a criação de um centro de tecnologia no Nordeste do país. A localização exata ainda não foi revelada.

Por fim, durante o encontro com a comitiva presidencial brasileira, a GAC ofereceu uma frota de veículos para ser utilizada na COP30, que acontecerá em Belém, no Pará. A oferta foi aceita pelo governo do Brasil. E mais: Depreciação de veículos volta a subir em abril, puxada por usados e elétricos. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação)

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