Nesta segunda-feira (28), o Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência após um grande apagão deixar todo o território nacional e boa parte da Península Ibérica sem energia elétrica. A medida foi oficializada pelo ministro Fernando Grande-Marlaska.
Atendendo a solicitações dos governos regionais, o presidente Pedro Sánchez comunicou que o governo central assumirá o controle da situação nas regiões de Madrid, Andaluzia, Extremadura e Múrcia.
De acordo com a legislação espanhola, são classificadas como emergências nacionais aquelas situações que exigem “proteção de pessoas e bens”, sendo aplicadas as normas referentes “aos estados de alarme, sítio e de exceção”.
Ainda segundo a lei vigente, a responsabilidade pela declaração de estado de emergência cabe ao ministro do Interior, podendo ser feita por iniciativa própria ou em resposta a pedidos das comunidades autônomas ou dos delegados de governo em cada região. E mais: Gabriel Araújo brilha e Brasil soma dez medalhas na etapa de Indianápolis do World Series. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo)