Marca chinesa quer competir com BYD e GWM e poderá até montar carros em território nacional
O Grupo Geely, responsável por marcas como Volvo, Lotus e Zeekr, está em fase de planejamento para lançar no Brasil a Lynk&Co, fabricante chinesa de SUVs híbridos. Criada em 2016, a marca utiliza plataformas compartilhadas com a Volvo e aposta em preços mais acessíveis do que os praticados pela marca sueca.
A estratégia prevê que a Lynk&Co chegue ao país como uma ramificação da operação da Zeekr para a América Latina. Diferente da Volvo, que opera de forma independente no Brasil, e da Geely, que firmou parceria com a Renault para atuar no país, a Lynk&Co será gerida com foco em expansão e volume de vendas.
Esse reposicionamento faz parte de uma reestruturação interna do Grupo Geely. Recentemente, a Zeekr assumiu o controle da Lynk&Co e ampliou as metas globais da marca fora da China. Entre 2021 e 2024, cerca de 80 mil unidades da Lynk&Co foram vendidas em mercados internacionais, mas a nova meta para 2024 é chegar a 200 mil veículos vendidos fora do território chinês, com foco na Europa e no Oriente Médio.
No Brasil, a proposta da marca será diferente da Zeekr, que atua como marca de nicho. A Lynk&Co entrará no mercado com intenção de disputar espaço com marcas como BYD e GWM, que também investem em modelos eletrificados.
A linha da Lynk&Co inclui modelos variados, como o SUV compacto 06, com 2,64 metros de entre-eixos, feito sobre a base BMA da Geely. Há ainda o modelo 08 (2,85 m), desenvolvido sobre a plataforma CMA Evo usada no Volvo EX40; o 09 (2,98 m), que compartilha a base SPA do XC90; e um futuro SUV grande, o 900, com 3,16 metros de entre-eixos — similar ao Zeekr 7X.
Os modelos menores da Lynk&Co utilizam motor 1.5 turbo de três cilindros — que já foi empregado pela Volvo no Brasil — e versões híbridas plug-in desse propulsor. Já os veículos maiores contam com motorizações baseadas no 2.0 turbo de quatro cilindros, também usadas nos híbridos do Volvo XC60 e XC90. Esses motores são parte essencial da engenharia do Grupo Geely.
Embora a Volvo tenha deixado de usar o 1.5 turbo no Brasil por conta das normas de emissões, há intenção de homologar novamente esse motor para uso pelas marcas Geely e Lynk&Co no país.
Por enquanto, a estrutura da Lynk&Co no Brasil ainda está sendo montada. A empresa busca ampliar a rede de concessionárias — a Zeekr opera com seis pontos de venda atualmente — e deve iniciar em breve o processo de homologação dos veículos. A estreia comercial da marca por aqui está prevista para a segunda metade de 2026.
Além disso, o grupo avalia a possibilidade de implantar uma linha de montagem local, dada a importância que o volume de vendas terá na estratégia da Lynk&Co no mercado nacional. E mais: Papa Francisco é velado no Vaticano com presença de Meloni e líderes mundiais. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação)