A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) ampliou a utilização do sistema de reconhecimento facial ao firmar, nesta segunda-feira (22), um termo de adesão com concessionárias de transporte público. O Metrô Rio, a Supervia, a CCR Barcas e a CCR Via Lagos disponibilizarão acesso às câmeras em estações e vias, contribuindo para o aumento do número de câmeras do sistema. As imagens serão concentradas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) por meio da rede de fibra ótica da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado (Agetransp).

O sistema, iniciado no réveillon de 2023 com pouco mais de 100 câmeras, foi recentemente expandido em colaboração com a prefeitura do Rio de Janeiro. Agora, com a adesão das concessionárias, o sistema conta com mais de mil câmeras. O investimento do governo estadual foi de R$ 18 milhões em equipamentos e softwares. O sistema, alimentado pelo banco de dados da Polícia Civil, visa aprimorar as ações de combate à criminalidade. O governador Cláudio Castro destaca a baixa probabilidade de falhas e prisões equivocadas, ressaltando o trabalho conjunto com a Polícia Civil para minimizar riscos.

No réveillon anterior, o sistema de reconhecimento facial resultou em prisões equivocadas, atribuídas pela Secretaria de Segurança Pública a inconsistências do sistema. A busca por aprimoramentos e a unificação de bancos de dados são estratégias em curso para evitar erros e garantir abordagens mais precisas no uso dessa tecnologia no combate à criminalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *