Foto: CNI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende apresentar na próxima segunda-feira (22) o plano Nova Indústria Brasil, um programa destinado a impulsionar o setor industrial brasileiro. O planejamento abrange linhas de crédito, subsídios públicos e o fortalecimento da política de conteúdo local visando aumentar a competitividade até 2033.

A minuta do plano, revelada pela Folha de S.Paulo e pela GloboNews, estabelece metas e objetivos para o desenvolvimento das indústrias nos próximos dez anos. Simultaneamente, será implementado um plano de curto prazo, até o final do mandato de Lula, em 2026.

O planejamento destaca as ações governamentais como principais impulsionadoras do desenvolvimento do setor. Algumas dessas medidas já estão em andamento, como a implementação do mercado de carbono e o plano Combustível do Futuro, que incentiva o uso de biocombustíveis. No entanto, detalhes sobre a execução da maior parte das medidas propostas pelo plano e a inclusão de subsídios nos limites do novo arcabouço fiscal não foram especificados.

A nova política industrial foi discutida nos últimos seis meses pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que reúne representantes de 20 ministérios, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da sociedade civil, da indústria e entidades sindicais.

O plano prevê ações distribuídas em seis eixos: agroindústria; complexo industrial de saúde; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; transformação digital; bioeconomia; e tecnologia de defesa. De acordo com o texto, o programa consistirá em um conjunto de “instrumentos públicos de apoio ao setor produtivo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *