Uma pesquisa inovadora conduzida por inteligência artificial, em colaboração entre Riotur, EmbraturLab e Smart Tour, classificou o Rio de Janeiro como um destino “Nota 10” tanto para moradores locais quanto para turistas. Com mais de 2 mil respostas voluntárias, coletadas por meio de QR CODEs, o levantamento foi realizado entre o Réveillon e o Carnaval, utilizando o Sistema Especialista Turístico (SET) da Smart Tour.

Dos participantes, 64,27% eram moradores locais, 28,85% visitantes de outras regiões do Brasil e 6,88% turistas internacionais, com a maioria concentrada na faixa etária entre 18 e 49 anos. As principais origens dos visitantes foram São Paulo (26,45%) e Minas Gerais (11,96%), sendo o avião o meio de transporte preferido (46,18%).

Quanto às preferências, 30,82% eram casais, 25,8% famílias com crianças e 12,4% viajantes solitários. A hospedagem mais escolhida foi em hotéis (38,37%), seguida por casas de amigos ou familiares (22,24%). As principais motivações para visitar o Rio foram o sol e as praias (38,94%) e as festas de Réveillon ou Carnaval (20,9%).

Pontos turísticos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, praias e museus foram os mais visitados. Quase metade dos entrevistados (49,81%) afirmaram que recomendariam o Rio como destino turístico, atribuindo-lhe a nota máxima de 10.

Ronnie Costa, presidente da Riotur, considerou o resultado da pesquisa extremamente satisfatório, destacando sua importância para aprimorar os serviços públicos e privados. Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour Brasil, explicou que a pesquisa, realizada por inteligência artificial, identificou pontos positivos e sugestões de melhoria para os gestores de turismo, tanto em nível municipal quanto federal.

Apesar dos desafios apontados, a pesquisa revelou o Rio de Janeiro como um destino muito querido, com grande potencial turístico. (Foto: divulgação RioTur)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *