O Papa Francisco anunciou neste domingo (6) que um Consistório será realizado no dia 8 de dezembro para a nomeação de 21 novos cardeais, vindos de diferentes partes do mundo. Entre eles está Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). A nomeação de Spengler confirma sua posição como uma das principais lideranças da Igreja Católica no Brasil e na América Latina.

Os novos cardeais vêm de uma grande diversidade de países, incluindo Irã, Indonésia, Japão, Filipinas, Costa do Marfim, Argélia, além do Brasil. O anúncio foi feito pelo Papa da janela do Palácio Apostólico, logo após a oração do Angelus. Esse gesto faz parte da política de Francisco de incluir cardeais de áreas geográficas menos tradicionais, reforçando o caráter universal da Igreja. “É importante que a Igreja reflita a pluralidade de seus fiéis ao redor do mundo”, ressaltou o pontífice.

A cerimônia de criação dos novos cardeais será durante a solenidade da Imaculada Conceição, em dezembro. Após a cerimônia, o número de cardeais eleitores, ou seja, aqueles com menos de 80 anos e aptos a votar em um futuro conclave, subirá para 122, excedendo o limite estabelecido de 120. Contudo, dois dos novos cardeais atingirão a idade limite ainda este ano, e mais 13 alcançarão essa marca até o final de 2025, equilibrando novamente o número.

Dom Jaime Spengler nasceu em Gaspar, no estado de Santa Catarina, em 6 de setembro de 1960. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, em 1982, e seguiu sua formação em Filosofia no Paraná e Teologia no Rio de Janeiro, completando seus estudos no Instituto Teológico de Jerusalém. Em 1990, foi ordenado sacerdote em sua cidade natal. Posteriormente, realizou doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

A trajetória eclesial de Dom Jaime é marcada por uma extensa atuação em diversas missões da Ordem Franciscana, além de importantes cargos dentro da Igreja. Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa Bento XVI, sendo ordenado no início de 2011. Já em 2013, o Papa Francisco o escolheu como arcebispo metropolitano de Porto Alegre, consolidando sua liderança. Seu lema episcopal é “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6,14), refletindo sua espiritualidade franciscana.

Ao longo de sua carreira, Dom Jaime teve importante atuação em comissões da CNBB, principalmente na área de formação de clérigos. Em 2023, foi eleito presidente da CNBB para o período de 2023 a 2027 e, semanas depois, assumiu a presidência do Celam. Ele também participa ativamente do Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano. E mais: Navio Manawanui da Marinha da Nova Zelândia encalha e afunda em Samoa; 75 pessoas são resgatadas. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução Vatican News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *